segunda-feira, 23 de abril de 2012

Terceira Idade


A Terceira Idade é um caminho complicado.
Se vos disserem "a partir de uma certa idade voltamos a ser crianças", acreditem. É a mais pura das verdades.
E isto porquê?
Porque tive mais uma discussão com o meu pai e garanto-vos a atitude dele enquanto eu estou a falar é de criança.
O meu pai tem um problema nas costas há mais de 30 anos, ele tinha vinte e poucos anos quando veio para Lisboa e começou por trabalhar nas obras, quando se deparou com o problema.
Já nessa altura o médico o queria reformar por invalidez, mas ele claro que não quis era demasiado novo.
Agora com 64 anos, as costas que já não eram boas, agora estão miseráveis.

A última discussão foi para o levar ao hospital. 
Ao baixar-se para apanhar uma caixa vazia, já não se levantou mais, ficou o dia todo deitado na cama sem se mexer. Eu combinei com o meu irmão "ele vai ao hospital quer queira, quer não. Não me interessa a opinião dele". Depois de muito bracejar lá foi, arrastado, mas foi.
Levou uma injecção (parecia outro) e uns comprimidos para tomar SEMPRE QUE ISTO ACONTECESSE.
Hoje a discussão foi porque ao sair do carro de manhã voltou a dar um jeito, parece o corcunda de notre dame a andar, todo curvado.
Ele tem uns comprimidos para tomar sempre que isto lhe aconteça (volto a reforçar).
Mas quem é que o faz tomar os comprimidos???
Venha o Papa, venha o Salazar do túmulo, venha o Pai Natal.
"Não tomo comprimidos nenhuns. Os comprimidos não me fazem nada e tiram-me minutos de vida."
Estou cansada de lhe dizer "tu só vais perceber o problema e arrepender-te de não tomares os comprimidos quando ficares totalmente agarrado à cama e que o médico te diga que já não há nada a fazer. Aí vais querer levantar-te e não vais conseguir e o médico vai perguntar-te se tomas-te os comprimidos".
E a resposta de criança que ele me dá "está bem, está bem. Quando isso acontecer logo vejo" ou então "sim, está bem continua a falar" ou simplesmente se vai embora e deixa-me a falar sozinha.

Depois para ajudar à festa, que já é bonita, temos a minha mãe.
A senhora minha mãe tem 62 anos, perguntem-lhe a última vez que foi ao médico.
Já nem ela se lembra.
Não faz análises. Não faz exames.
Para ela chega-lhe a medicina no trabalho. Se eles dizem que está tudo bem, então não precisa ir ao médico.
Batalhar contra isto? É igualmente inútil.
"Quando eu me sentir mal, eu vou ao médico"

Não podemos ser hipocondríacos e passar lá a vida e achar que temos todas as doenças do mundo.
Mas também não exageremos. Passar anos sem lá aparecer é o cúmulo.
(sim a minha mãe com esta linda história já não tem médico de família, perdeu o direito)

Sim a Terceira Idade é um caminho complicado de se percorrer.
É bonito lá chegar, mas é complicado.

1 comentário:

  1. Não é só na terceira idade! Eu também sou assim, detesto ir ao médico. Mas tenho de ir devido ao que tive e ainda tenho.


    Beijinhos

    ResponderEliminar

Se por acaso ao ler este blogue apanhou um choque, não se preocupe, deixe um comentário e isso passa.